PERSONAGENS DA HISTÓRIA:
JACAREZINHO, MAMÃE PATA E SEUS FILHOTES MOLDE |
AVENTAL
O Jacarezinho Egoísta.
Era uma vez... uma lagoa muito bonita. Nessa lagoa vivia um jacaré. Só que ele era muito egoísta. Quando estava na lagoa não deixava ninguém entrar, pois o valentão se achava o dono de tudo.
um dia mamãe pata mandou seus patinhos tomarem banho. Pois, a água de sua casa tinha acabado e eles precisavam estar limpinhos para a festa. Lá se foram os patinhos...
_ Que vieram fazer aqui seus malandros?
_ Viemos tomar banho, responderam os patinhos delicadamente.
_ É nesta linda lagoa que vocês querem tomar banho? Aqui não é lugar para tomar banho seus atrevidos!
Mas nós vamos à festa dos pintinhos e sujos não podemos brincar e nem dançar, insistiram os patinhos.
_ Não e não. Esta lagoa é minha e ninguém pode aqui entrar.
Os patinhos assustados correram logo para casa. Dona pata, diante disso, ficou indignada, enchendo-se de coragem, foi ver se com boas maneiras, conseguiria convencer o Jacarezinho os seus filhinhos, a tomarem banho na lagoa.Por favor, seu Jacaré, meus filhos precisam tomar banho.
_ Eles que tomem banho em casa. Ora essa. Por acaso, aqui é banheiro? Retrucou ele.
_ Meu amigo, escute, por favor. Lá em casa não há água. E os pintinhos precisam ficar bem limpos hoje. Eles lhe trarão doces em agradecimentos.
_ Eu não gosto de doce nenhum! Eu não quero nada. Só quero sossego. Não preciso de doces de ninguém. Está ouvindo? Já disse e repito, esta lagoa é só minha.
_ Deixa estar, esta lagoa um vai secar, escute bem, esta lagoa um dia vai secar..
E não é que a lagoa secou mesmo...Fazia tanto calor e os dias passaram sem chuva nenhuma.Quando o Jacarezinho viu, e estava todo sujo de barro. Será que estou sonhando. Disse desapontado. Ah! Já sei. Dona Pata, disse que a lagoa iria secar. E secou mesmo. Que infelicidade, meu Deus! Também fui muito egoísta. Chorou...chorou... Agora sei o quanto é ruim ficar sujo e não ter água para o banho.
Logo depois começou a chuva forte o bastante. Choveu tanto que a lagoa ficou novamente cheia de água límpida e gostosa. O Jacarezinho ficou feliz e foi pedir desculpas para dona pata e seus filhotes. Deu tempo dos patinhos tomarem um bom banho antes da festa. E os três patinhos, muito bonzinhos trouxeram uma porção de doces para o seu Jacarezinho que não era mais egoísta.
E nunca mais a lagoa secou, e o Jacarezinho permaneceu sempre bom.
Fim!
Temas para trabalhar a partir da história
- A importância da água
- O respeito ao próximo
- Tempo: chuvoso e ensolarado
- Higiene corporal